Lojas

(81) 3726-1732 - Belo Jardim

(81) 3726-8350 - BR 232, Belo Jardim

(87) 3835-1100 - Pesqueira

(87) 3836-1122 - Sanharó

Newsletter

Cadastre o seu email e fique por dentro das nossas novidades.

Como escolher as louças do banheiro? A cuba e o vaso precisam ser da mesma linha?

Cubas e vasos sanitários são parte importante de um projeto de banheiro ou lavabo. Mas saber escolher a louça para a sua casa não é tão fácil quanto parece. Existem várias opções no mercado que deixam os leigos perdidos na hora de comprar. Veja abaixo como encontrar a cuba e o vaso sanitário ideais para seu espaço, sem comprometer seu orçamento ou a estética do ambiente.

•    Antes de sair à procura, é importante ter o projeto do seu banheiro ou lavabo bem definido. O mínimo que você precisa levar à loja são as dimensões do espaço, mesmo que em um papel de rascunho bem simples.

•    Se você tem pouco dinheiro, melhor não inventar moda. Cubas muito elaboradas são caras demais. E quanto melhor o design, mais caras elas costumam ser. O ideal é ir pelo simples e correto. O risco do seu banheiro ficar cafona é grande, caso você opte por cubas extravagantes de baixo custo.

•    Vidro não foi feito para ser usado em cubas, salvo raríssimas exceções. Louça é sempre mais adequado. Portanto, esqueça cubas de vidro! Nada mais brega...

•    Existem, basicamente, três tipos de cuba: de embutir, sobrepor ou semi-encaixe. As cubas de embutir são as mais tradicionais. Como o nome diz, ficam embutidas na bancada. As de sobrepor estão na moda e são usadas principalmente em lavabos. Já de semi-encaixe são indicadas para quem tem pouco espaço no banheiro e precisa de uma bancada de pouca profundidade.

•    Cuidado com as cubas de sobrepor. Feitas para ficar sobre a bancada, elas possuem diversos formatos: quadradas, retangulares, redondas ou ovais. Mas o que interessa, de verdade, é que o projeto da fábrica seja bem feito. Uma cuba boa é aquela que não espirra água e é confortável de usar. Infelizmente, algumas lojas não disponibilizam test drive para os clientes. Os estandes são apenas cenográficos e não têm água corrente. Eu especifico somente cubas que eu já tenha testado na casa de alguém ou em algum restaurante.

•    Alguns fabricantes de louças têm linhas especiais inspiradas em desenhos antigos. Acho perfeito para casas de campo, praia ou algum projeto mais rústico, que tenha essa pegada tradicional.

•    Para os apaixonados pelo look vintage, a dica é garimpar louças antigas em lojas especializadas. Acho incrível cubas e vasos coloridos. Quem nunca visitou um banheiro com louças rosas, pretas ou azuis? Se você tem disposição para correr atrás de peças desse tipo, lembre-se de trocar as válvulas e metais. Esse truque deixará a louça com cara de nova. Mas fique atento a trincas e eventuais danos que elas possam apresentar.

•    Antes de escolher o vaso sanitário do seu banheiro, é preciso ter definido se ele será com válvula na parede ou caixa acoplada. Para quem está fazendo um banheiro do zero, minha recomendação é pela caixa acoplada. Essa opção economiza água. Além da preocupação com um recurso escasso, seu bolso também irá agradecer.

•    Mais uma vez, vasos sanitários precisam estar estabelecidos no projeto. Não adianta sair às compras sem ter definido o tipo que seu banheiro precisa. E existem vários tamanhos, formatos e tecnologias. Existem bacias convencionais, as com caixa acoplada e as suspensas, que exigem estrutura de esgoto especial. Quase todas as marcas disponibilizam as linhas nas duas primeiras opções. Já as suspensas (as mais bacanas, na minha opinião), são mais raras e custam caro.

•    Bidês caíram em desuso com o advento das duchas higiênicas. Mas várias linhas têm bidês no catálogo de produtos. Para quem faz questão desse acessório no banheiro, primeiro escolha o bidê; a bacia deverá ser da mesma linha.


•    Cubas e vasos sanitários não precisam ser da mesma linha. Só a cor deve ser a mesma, de preferência. Mas como hoje em dia quase tudo é branco, fica difícil errar. Nem a marca precisa ser mesma, arrisco dizer! Sempre uso duas marcas diferentes no mesmo espaço. Vai contra a regra da maioria dos decoradores e arquitetos.

 

Fonte: Uol Estilo- Casa e Móveis

Outros Posts

Descubra quais são as vantagens da descarga com acionamento duplo.

Sabia que é possível economizar até 75% de água com esse tipo de descarga?

Iluminação, qual tipo de lustre escolher?

A iluminação é um aspecto muito importante para qualquer ambiente, pois além de cumprir um papel estético, tem também a função de tornar o espaço mais acolhedor, agradável e até seguro.

Conheça os tipos de planta que você pode ter em seu apartamento

Vegetais precisam ficar seis horas em local iluminado e devem ser regados uma vez por semana

Combine o roxo na hora de decorar

Cores fortes muitas vezes requer uma atenção maior na hora de combinar com a decoração, porém elas não devem ser banidas já que conferem muito charme e beleza aos ambientes.